Nota biográfica
Escritor português, José Manuel Mendes nasceu em Setembro de 1948, em Luanda. Elegeu a cidade de Braga para viver, onde, desde a adolescência, se destacou como um lutador contra o poder ditatorial instituído pelo Estado Novo, no seio dos movimentos estudantis, associativos e políticos.
Fez o ensino superior em Coimbra, licenciando-se em Direito. Não exercendo a advocacia, dedicou-se à docência, leccionando no ensino secundário entre 1968 e 1980. Finda esta experiência pedagógico/didáctica, foi eleito deputado à Assembleia da República, onde, durante 11 anos (1980-1991), sempre soube ser um parlamentar convicto na defesa dos ideais democráticos.
Retomando o ensino, ministra o Curso de Comunicação Social da Universidade do Minho.
Escritor prestigiado no meio intelectual, com cerca de 30 títulos publicados, desde a poesia ao ensaio, o autor manifestou, desde muito jovem, o seu pendor criativo, tendo publicado o seu primeiro livro de poesia aos 15 anos.
Autor de uma obra multifacetada, são os seguintes alguns dos seus títulos: Contos - Ombro, Arma! (1978) e O Homem do Corvo (1989); Romance - Despir de Névoa (1984) ; Poesia - A Esperança Agredida ; Limiar da Terra (1983); Rosto Descontínuo (Antologia Poética, 1992) e Presságios do Sul (1993).