A anamnese médica como forma de conhecimento do doente - Algumas lições vindas da literatura.
Nota biográfica
Francisco Sobral do Rosário é médico endocrinologista. Trabalha no Hospital da Luz desde 2007, onde coordena o Centro Multidisciplinar de Diabetes desde 2014 e o Serviço de Endocrinologia desde 2017. Trabalha na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal desde 2004. Trabalhou no Instituto Português de Oncologia, Centro de Lisboa (entre 2000 e 2008).
Interessa-se pela Narrativa em Medicina, em particular na área da Diabetes e Doença Crónica. Autor de um livro de contos "Nem de um tipo nem de outro - contos com diabéticos", Lisboa, Lusociência (2009) e organizador do livro "A pintura de Josefa de Óbidos na cozinha da diabetes", Lisboa, Colibri (2013). É co-autor em outros livros na área de Diabetes e Doença Crónica. Foi representante eleito por Portugal no Diabetes Education Study Group (DESG) da European Association for the Study of Diabetes (EASD) (2011-2014). É investigador no Projecto Narrativa e Medicina da Faculdade de Letras de Lisboa.
É autor de comunicações científicas em Reuniões Científicas nacionais e internacionais. É autor de artigos científicos em Revistas indexadas nacionais e internacionais. Pertence ao Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.