António Tavares

 

Nasceu em Angola em 1960. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e é pós-graduado em Direito da Comunicação pela mesma universidade.

Foi professor do ensino secundário na escola secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, e na escola Dr. Joaquim de Carvalho na Figueira da Foz.

Como autarca foi vereador não executivo da Câmara da Figueira da Foz de 2005 a 2009 e executivo de 2009 a 2013 com os pelouros da Cultura, Urbanismo e Ambiente. Exerce actualmente o cargo de vice-presidente detendo os pelouros da Cultura, Educação, Acção Social e Juventude.

Escreveu peças de teatro, estudos e ensaios. Foi jornalista, fundador e director do periódico regional A Linha do Oeste. Fundou e coordenou a revista de estudos Litorais.

Como romancista, obteve uma menção honrosa no prémio Alves Redol, atribuída em 2013 pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira ao romance O TEMPO ADORMECEU SOB O SOL DA TARDE, ainda no prelo, e foi finalista do Prémio Leya 2013 com a obra AS PALAVRAS QUE ME DEVERÃO GUIAR UM DIA (edição Teorema), e também finalista do Prémio Literário Fernando Namora. Foi selecionado para o Festival do Primeiro Romance de Chambéry, em França, em 2015.

Foi vencedor do Prémio LEYA na edição de 2015 com a obra O CORO DOS DEFUNTOS (edição Leya).

  



Comunicação

Identidade/Mesmidade/Alteridade



Resumo

A identidade constrói-se pela alteridade, mas hoje, uma e outra fazem-se em cenários virtuais. A marca do nosso tempo tem sido a desconstrução da identidade e a sua falsa aparência. A questão é se se deve falar de identidade ou de identidades.

Esta marca arrasta consigo a deterioração das velhas relações sociais e supõe novas formas de relacionamento. Alterada a paisagem onde se constrói a identidade dos sujeitos – a sexualidade, a nacionalidade, os papéis sociais, o trabalho, os padrões de comportamento, etc – o que resta da velha fórmula de relacionamentos que construímos?

Uma parte das respostas há-de passar pelo corpo e pela memória e, necessariamente, pela literatura enquanto criadora de modelos identitários. 

 

<< Voltar